sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Joquebede








Ora, morreram José e todos seus irmãos e toda aquela geração.
Os israelitas, porém eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país.
Então subiu ao trono do Egito um novo rei que nada sabia sobre José. Êxodo 1:6-8

Joquebede, esse nome aparece na Bíblia 2 vezes, significa: Jeová é a sua glória.
Não temos relatos minuciosos a cerca dessa mulher, mas sabemos com ênfase, que foi a mãe de Moisés (significa tirado das águas). Aquela que confiou no Senhor.


·            Êxodo 6:20

E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos.

  Números 26:59

E o nome da mulher de Anrão era Joquebede, filha de Levi, a qual nasceu a Levi no Egito; e de Anrão ela teve Arão, e Moisés, e Miriã, irmã deles.

Levei um tempo para entende-la. Pesquisei e compreendi que não poderia fazer sem citar  Sifrá e Puá .


Quem são ?
Mulheres tementes a Deus que não se intimidaram com a ordem do rei.
Êxodo 1: 15-21) Faraó mandou matar os nascituros do sexo masculino dentre os hebreus, foi uma ordem expedida diretamente por ele, sob a forma de um decreto nacional. 
Todos os meninos hebreus deveriam ser mortos assim que nascessem. As meninas seriam facilmente absorvida na sociedade egípcia
Essa foi uma tentativa de reduzir a população de Israel, no Egito, a fim de impedir uma possível revolta dos israelitas.
Sem dúvida, as parteiras hebreias que não cumprissem a ordem poderiam esperar ser punidas.

Sifrá.

No hebraico   significado é "esplêndido"

Puá.

No hebraico, sopro, declaração.


As parteiras hebreias ouviram e assentiram com a cabeça (a fim de salvarem a própria vida). Mas, na hora critica poupavam  da morte os meninos. Humanidade, misericórdia e temor a Deus foram, para elas, motivos mais poderosos que o da autopreservação.

Em Atos 5:29  diz:
"Mais importa obedecer a Deus do que aos homens."
Como nos caberia nos dias de hoje essa tal crueldade diante de uma ordem vinda de um superior da lei ?
Haveria contradição na Bíblia quando Romanos 13:1-7  nos manda ser submissos a autoridade e a lei dos homens?

Com tudo isso, devemos fazer algumas observações à cerca desses  versículos pois cada caso tem o seu caso!
Temos que estar firmados no conhecimento da palavra de Deus  para compararmos  se essas leis vetam as de Deus, assim saberemos quando obedecê-los sem pecarmos, como o caso da morte dos meninos hebreus no Egito. Entendemos que essas mulheres souberam discernir com sabedoria.
Nesse tempo Joquebede deu à luz Moisés e o escondeu-o  por 3 meses, depois disso, diante da fúria do povo egípcio (Êxodo 1:22), viu-se obrigada a separar-se do seu filho. Sua sabedoria e confiança em Deus foi de tal maneira que os planos divinos não frustrados. (Êxodo 2:10).
A Bíblia diz que sua irmã Miriã ficou observando de longe para vê o que aconteceria.
Conjecturando, talvez nesse momento, seu coração ficou apertado às lágrimas desceram, imagino também que ela se lançou em terra e orou pedindo a Deus que cuidasse de seu filho.
A verdade é que na mente e no coração de Joquebede reinava a paz de Deus. Ela havia firmado o pensamento no Senhor, certa de que estava no controle.

Salvo das águas

Deus faz infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. O plano deu certo. A filha de Faraó desceu ao rio dos rios e logo viu o estranho cestinho. Curiosa, ela mesma o tomou e o abriu  e a princesa se ligou imediatamente a ele. Ela era uma das sessenta filhas de Ramessés II e se chamava Merris. A jovem logo percebeu que o menino era filho de hebreus e o adotou. Nesse momento, Miriã entrou em cena e se ofereceu para chamar uma mulher hebreia para amamentar a criança até o desmame. A princesa deu o seu consentimento — afinal o garoto estava morto de fome e chorava sem parar. Minutos depois, lá estava ela com meu próprio filho ao seio, sem que Merris soubesse que  era a mãe dele. Por ironia da história, recebeu também  salário para cuidar do menino. 
Nossas orações devem ser flexíveis e inteiramente sujeitas à vontade e à sabedoria de Deus.

Minha irmã, siga os passos de Joquebede. Seja uma mulher de fé, confie, sabemos que todo o domínio, autoridade e controle estão nas mãos do Deus vivo, aquele que move Céus e terra a seu favor se necessário for para que o  proposito dEle seja alcançado, pois se nossos pés não se desviarem nem para esquerda e tão pouco para direita, caminharmos firmes na mesma direção de Cristo, nos dará com ele vitória.
                                      

Autora: Creuzeni Menezes (CM Silva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário